Hidroterapia aumenta líquido amniótico
Praticar hidroterapia durante a gravidez aumenta em até 21,5% o volume do líquido amniótico (fluido que envolve o embrião preenchendo a bolsa amniótica) na gestante. O líquido, fundamental para o desenvolvimento do bebê, é o principal mecanismo de defesa do feto contra possíveis traumas na barriga, por meio deste líquido podemos identificar malformações. É ele que realiza toda a troca de fluídos entre a mãe e o feto, como a eliminação de urina, além disso, contribui para a formação do tubo gastrointestinal do bebê.
Pesquisadores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) acompanharam gestantes de 19 a 36 anos em aulas de hidroterapia três vezes por semana, a partir do 3° mês de gestação. O volume do líquido era medido antes e depois das aulas que tinham a duração de 30 minutos.
A água funciona como uma meia elástica, facilitando a circulação sanguínea. Isso faz aumentar a circulação materna e também a circulação do bebê. O rim filtrará mais sangue e consequentemente o bebê produzirá mais urina, explicou o professor José Guilherme Cecatti da Unicamp.
Além disso, a prática atividade física durante a gravidez ajuda no controle do ganho de peso mantendo a gestante disposta em sem dores nas costas e nas pernas.
A FISIOPALMAS oferece preparação para o parto, seja ele qual for, natural ou cirúrgico, composto de aulas de hidroterapia, ginástica de solo, treinamento de respirações específicas para serem usadas no parto e treino de expulsão. Além disso, oferecemos palestras para os casais grávidos sobre todos os temas relativos a gravidez, parto e cuidados com o bebê.
A hidroterapia pode ser também utilizada individualmente, e em grupo no tratamento das mais variadas doenças ortopédicas e neurológicas.